Orientações para a visita ao Parque: - a trilha ecológica é uma aula diferenciada no qual exige o mesmo silêncio e atenção dos alunos; - os animais que estão no Parque não são domesticados, qualquer barulho diferente os mesmos não nos contemplam com sua visita durante a trilha, se fazendo necessário o silêncio durante trajeto; - os professores das escolas ou o coordenador do grupo ficará responsável por manter o silêncio e a ordem dos seus alunos; - os acompanhantes dos grupos, seja ele coordenador, professor, pais ou afins, deverão participar da trilha por não possuirmos local apropriado para a espera do término da visita; - durante o trajeto é PROIBIDO o consumo de qualquer alimento e tampouco jogar lixo no lixão, apenas líquidos são permitidos; - o grupo deverá andar sempre junto, não podendo se afastar dos demais; - após o trajeto, os alunos se encaminharão para um local apropriado para o lanche, no qual os alunos deverão trazer alimentos os mais saudáveis possíveis, evitando a produção de lixos, então recomendamos sanduíches naturais, frutas e sucos. Caso seja gerado lixo, a escola deverá levar o lixo consigo; - recomendamos o uso de calças compridas e sapatos fechados para evitar qualquer eventualidade com animais peçonhentos.
Dúvidas e agendamentos: 5330280778 falar com Jeferson LLano
Apesar da manhã gelada de ontem, o passeio das turmas de 8ª série do Colégio Pedro Osório deu uma aquecida legal em nosso ânimo e em nosso coração. Os alunos e professores foram muito queridos e comportaram-se no Parque como autênticos ambientalistas. Acompanhados pelas professoras Cleusa Beatriz Zanolla, Maria Nanci de Souza Lopes e Maria Sedrilha Barbosa, a turma esteve atenta a todas as informações passadas e sem perder o pique, a alegria e a concentração foram acompanhados pelo sol, pelo verde e pelo ar puro que a natureza nos dá de presente, sem cobrar nada em troca. Parabéns professoras e gurizada medonha do Colégio Pedro Osório. Cuidem bem do presente, para garantir o futuro de nossos filhos!!!! E voltem sempre que quiserem!!!
No dia 16 de maio o Parque Escola recebeu a visita do Grupo Escoteiro São Francisco de Assis no Sob a coordenção dos Chefes Paulo Pencarinha e Ivan. O grupo, constituído por indivíduos de idade, condição social, raça e religiões diversas, vindos de escolas e bairros diversos, é capaz de produzir um maior efeito multiplicador dos conhecimentos adquiridos. Parabenizamos a equipe do Chefe Pencarinha por sua conduta de responsabilidade diante da sociedade e pelo apreço a natureza. Vai aí uma breve menção ao nome do Grupo:
São Francisco de Assis, nascido Giovanni Battista di Pietro Bernardone, foi um frade católico, fundador da "Ordem dos Frades Menores", mais conhecidos como Franciscanos. Foi canonizado em 1228 pela Igreja Católica. Por seu apreço à natureza, é mundialmente conhecido como o santo patrono dos animais e do meio ambiente: as igrejas católicas costumam realizar cerimonias em honra aos animais próximas à data que o celebram, dia 4 de outubro.
Após um ano de atuação junto ao Comitê de Gerenciamento das Bacias da Lagoa Mirin e Canal São Gonçalo, a Fundação Tupahue é eleita para mais um ano de mandato junto a composição do do mesmo. A reunião de posse da nova ocorreu no dia 27 de abril e contou com a presença de todos os representantes de entidades que formarão o Comitê no ano de 2009. A expectativa é que a atuação do grupo torne-se cada vez mais intensa e aprimorada neste segundo "ano de vida" e que consigamos, cada vez mais, preservar nossos bens hídricos, gestionando o desenvolvimeto da região sul agregado a proteção sócio-ambiental relacionada a estes mananciais.
Na terça feira passada, dia 28 de abril, estiveram visitando o Parque Escola os aluninhos da 1ª série do Colégio São José. Embora no início do passeio os pequenos tenham estranhado um pouco aquele ambiente tão diferente do que estão habituados na escola, aproveitaram a experiência de convívio com a natureza e foram bastante questionadores em relação as novidades que durante o passeio iam surgindo a sua frente. A turma, como acontece com todas os grupos que visitam o Parque, deixou sua contribuiçao plantando uma muda de figueira nativa. Muito espertos e observadores, acompanharam os monitores sempre ligadinhos nas informações e no ambiente. Observaram rastros de répteis, pegadas de mamíferos e aves, flores, insetos e no finalzinho aida foram contemplados com a presença de uma capivara que, sem susto nenhum, permaneceu paradinha há poucos metros dos pequenos, mostrando que o fundamental para o convívio entre todos os seres da natureza é, sem dúvida nenhuma, o respeito entre os homens e entre os homens e as demais espécies.
Acadêmicos do Curso de Bacharelado em Ecologia da UCPel, no Parque Escola, em aula de campo com o Prof. Rogério Ferrer, em 25 de abril de 2009.
A Fundação Tupahue – Fundahue, possui sua sede na zona do Laranjal, na área urbana da cidade de Pelotas/RS, em meio ao seu Parque Sede com extensa área verde de 250 ha, composta de diferentes ecossistemas bem preservados ou em fase de recuperação.
Instituída em 15.11.99, conta com uma “equipe” multidisciplinar cujas atividades e habilidades têm garantido ampla atuação na busca e disseminação de uma verdadeira consciência sócio-ambiental; um trabalho constante, com intuito de sensibilizar o homem para as condições necessárias à convivência harmoniosa e sustentável entre os seres e os recursos do planeta (Gaia).
É uma entidade privada sem fins lucrativos tutorada pelo Ministério Público. Seu maior patrimônio são as pessoas e seus sonhos.
De cunho absolutamente ambiental e aberta à participação e apoio de toda sociedade, a Fundahue é conduzida por um grupo heterogêneo de indivíduos, de todas as raças, crenças, formações e idades.
Estruturam suas ações não só em conhecimentos técnicos e científicos, mas nas experiências de cada um, valorizando os conhecimentos e práticas absorvidas ao longo da nossa história de vida na Terra.
Prezados leitores e colaboradores Comentários e sugestões sobre nosso trabalho são extremamente bem vindos e válidos para que possamos cada vez mais aprimorar nossa atuação junto a comunidade pelotense. Trabalhamos no sentido de enriquecer nossos conhecimentos através da troca de experiências em todas as áreas em que atuamos e, principalmente, na busca de uma consciência ambiental em prol da preservação dos bens e riquezas da natureza local e global. Junto as escolas, nosso principal objetivo tem sido trabalhar na divulgação e implentação da Política Nacional de Educação Ambiental e do artigo 225 da Constituição Federativa, que diz: Todos têm direito ao meio ambiente ecologicamente equilibrado, bem de uso comum do povo e essencial à sadia qualidade de vida, impondo-se ao Poder Público e à coletividade o dever de defendê-lo e preservá-lo para as presentes e futuras gerações. Neste sentido, informamos que comentários e críticas poderão ou não ser publicados ou respondidos, desde que devidamente identificado seus autores e que o texto corresponda aos objetivos primordiais da Fundação, os quais dizem respeito especificamente a preservação do ambiente e nada além disso. Entendemos que assim todos poderão agregar-se a nossa luta, qualificando-a e tranformando-a em um trabalho coletivo. Solicitamos e informamos que quaisquer dúvidas ou assuntos que não digam respeito a nossos objetivos sejam questionados através de contato direto com nossa equipe, pelos endereços e telefones listados no final desta página. Obrigada pelo carinho e atenção de nossos leitores e amigos. A equipe do blog
Nossa equipe
Amilton Moreira - Eng° Agrônomo, Presidente da Diretoria e coordenador de projetos da Fundação Tupahue. Vanessa Coelho - Bacharel em Química Ambiental, Consultora da Fundação Tupahue, Educadora Ambiental e Professora de Química no Curso Pré Vestibular Fera. Anelise Gomes - Ecóloga, Especialista em Gestão de Recursos Hídricos, educadora ambiental, atuou como consultora, projetista e blogueira da Fundação Tupahue. Colaborador - João Vicente da Luz - Ecologia/UCPel