AGENDAMENTOS - COMO FUNCIONA A TRILHA

Orientações para a visita ao Parque:
- a trilha ecológica é uma aula diferenciada no qual exige o mesmo silêncio e atenção dos alunos;
- os animais que estão no Parque não são domesticados, qualquer barulho diferente os mesmos não nos contemplam com sua visita durante a trilha, se fazendo necessário o silêncio durante trajeto;
- os professores das escolas ou o coordenador do grupo ficará responsável por manter o silêncio e a ordem dos seus alunos;
- os acompanhantes dos grupos, seja ele coordenador, professor, pais ou afins, deverão participar da trilha por não possuirmos local apropriado para a espera do término da visita;
- durante o trajeto é PROIBIDO o consumo de qualquer alimento e tampouco jogar lixo no lixão, apenas líquidos são permitidos;
- o grupo deverá andar sempre junto, não podendo se afastar dos demais;
- após o trajeto, os alunos se encaminharão para um local apropriado para o lanche, no qual os alunos deverão trazer alimentos os mais saudáveis possíveis, evitando a produção de lixos, então recomendamos sanduíches naturais, frutas e sucos. Caso seja gerado lixo, a escola deverá levar o lixo consigo;
- recomendamos o uso de calças compridas e sapatos fechados para evitar qualquer eventualidade com animais peçonhentos.

Dúvidas e agendamentos: 5330280778 falar com
Jeferson LLano

domingo, 13 de abril de 2008

CEFET-RS VISITA O PARQUE SEDE DA FUNDAÇÃO TUPAHUE


Amilton e alunos do Cefet em sua visita na Tupahue, foto de Jandré Batista. Os Alunos do Curso de Gestão Ambiental entrevistaram o Presidente da Fundação Tupahue, Amilton Moreira em pleno Parque com o objetivo de colher suas impressões e opiniões sobre a área do Pontal da Barra no Laranjal, as interferências a que vem sendo submetida e gravemente ameaçada, as possibilidades futuras de preservação, conservação e degradação. O Grupo Pontal da Barra prepara trabalho de pesquisa sobre o assunto a ser apresentado em seminário em junho próximo. Presente no local estava o Conselheiro da FUNDAHUE, João Carlos Gomes Wallwitz, profundo conhecedor do assunto, que participou da entrevista e deu seu importante testemunho sobre o polêmico assunto. O Professor Eduardo Chapon de Oliveira, apesar de não estar presente na ocasião, deu importantes subsídios à entrevista.
Após a entrevista o grupo de estudantes foi subdividido em quatro e participaram de trilha pelo Parque, monitorados por estagiários do Curso de Ecologia da UCPel e outros voluntários. O enfoque foi a biodiversidade do local alvo dos Projeto Biodiversidade Sala de Aula no Parque, apoiado pelo FMAM, COMPAM, SQA, SANEP, Colégio Gonzaga, Pachamama, CIPEL e outros parceiros.

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