Do ambiente de desconfiança à esperança de um grande acordo, num futuro próximo. Assim foi a trajetória da 16ª Conferência da ONU para Mudança do Clima, a COP 16, encerrada na madrugada deste sábado (11), em Cancun, México.
Desde o seu início, no último dia 29, a COP 16 enfrentou a descrença e o clima de “pé atrás”, em virtude do fracasso diplomático que foi a COP 15 (realizada em dezembro de 2009, na Dinamarca). Mas, desta vez, a Conferência da ONU alcançou acordos que, embora vagos em certos pontos, apontam bons caminhos para 2011.
"O que temos agora é um texto. Se não é perfeito, é certamente uma boa base para ir em frente", disse à BBC o chefe das negociações da ONU, Todd Stern.
O encontro em Cancun deixa como principais legados a criação do Fundo Verde, a extensão do protocolo de Kyoto para além de 2012 e o estabelecimento de parâmetros para o REDD+, o mecanismo de financiamento a países que reduzirem seus índices de desflorestamento (ainda que sejam necessários ajustes para garantir seu funcionamento, como a decisão sobre a origem das fontes financiadoras).
O Fundo Verde auxiliará as nações em desenvolvimento a enfrentarem os impactos das mudanças climáticas. O valor dos recursos prometidos por União Europeia, Japão e Estados Unidos pode chegar a US$ 100 bilhões até 2020. Em curto prazo, os países se comprometeram, também, com uma ajuda imediata de US$ 30 bilhões.
Já o Protocolo de Kyoto foi um dos temas mais debatidos na conferência. Isto porque Japão, Rússia e Canadá exigiam que as nações emergentes (entre elas a China, uma das mais poluidoras do planeta) também se comprometessem com cortes em suas emissões de Gases do Efeito Estufa (GEEs). Para dar um pouco mais de fôlego ao Protocolo (que ainda não foi ratificado pelos EUA), a solução foi adiar as conversas até o próximo encontro da ONU, programado para 2011, em Durban, África do Sul.
Leia mais:
http://www.ibflorestas.org.br/pt/ultimas-noticias/25-noticias/638-cop-16-debate-futuro-do-planeta-em-meio-as-mudancas-climaticas.html
Nenhum comentário:
Postar um comentário