A Secretaria de Qualidade Ambiental (SQA) divulgou no dia 23 de novembro o resultado da última análise da balneabilidade das praias do Laranjal. De acordo com a última coleta, cinco pontos não estão próprios para banho, porém, a resolução 274 do Conselho Nacional do Meio Ambiente (Conama), diz que devem ser considerados os cinco últimos resultados. A análise considera as condições físico-químicas e bacteriológicas, de presença de algas tóxicas e a qualidade dos corpos hídricos.
Na Colônia Z-3, como nos últimos quatro testes os resultados foram satisfatórios, o ponto ainda é considerado próprio para banho, apesar de ter apresentado índice de coliformes fecais um pouco acima do ideal na mais recente avaliação. Ainda de acordo com o histórico de análises, os pontos próprios são: Santo Antônio – em frente ao hotel; Balneário dos Prazeres – em frente ao posto do salva-vidas e em frente ao Bar São Francisco, Praia do Totó e Colônia Z-3.
Para o secretário, o principal problema ainda é o esgoto cloacal dos imóveis que não estão ligados à rede coletora da estação de tratamento, e com isso, se mistura ao esgoto pluvial. Os valores ideais são de até 800. Entre 800 e 2 mil devem ser avaliadas as cinco últimas análises. Em valores superiores a 2 mil, a área é considerada imprópria para banho.
Desde 2008 foram investidos cerca de R$ 5 milhões na construção de redes e estação de tratamento de esgoto nas praias de Pelotas, mas ainda não se atingiu um número satisfatório de ligações dos imóveis à rede.
Fonte:Clic RBS Pelotas. Por Bianca Zanella
Nenhum comentário:
Postar um comentário