O Parque Escola Fundação Tupahue é uma área em permanente recuperação ambiental - jardim planetário onde é possível se identificar diferentes ecossistemas e visualizar animais e plantas interagindo.
Vários projetos da Fundação Tupahue, alguns apoiados pelo Fundo Municipal de Proteção e Recuperação Ambiental - FMAM, têm como enfoque a conservação da biodiversidade e a recuperação dos ecossistemas com suas paisagens características, através da educação ambiental não formal e do apoio à pesquisa científica. As atividades realizadas no Parque Escola enfocam a manutenção dos recursos ambientais e os aspectos da urbanização com seus impactos sobre a fauna, flora e recursos hídricos da região, dando ênfase ao sistema Laguna dos Patos, Lagoa Mirim, Canal São Gonçalo e Arroio Pelotas.
Entre os mamíferos, ali habitam o tuco-tuco, a capivara e o gato-do-mato. Quero-quero, saracura, gavião, tesourinha, urubu, tico-tico, bem-te-vi, noivinhas e cardeais, são aves comumente avistadas. Jacarés-de-papo-amarelo, lagartos, tartarugas, serpentes, sapos, rãs e pererecas, também encontram abrigo no parque. Insetos e outros seres habitam o Parque nas mais diversas formas e cores; entre eles, o arlequim-da-mata. Na flora destacam-se figueiras, corticeiras, orquídeas, bromélias, palmeiras, maracujás e inúmeras outras espécies de sua rica flora.
Visite o Parque EscolaA Fundação Tupahue, instituída em 1999, é uma entidade privada sem fins lucrativos, portanto, seus projetos na área ambiental são abertos a alunos e professores de entidades de ensino e pesquisa em todos os seus níveis, e a grupos diversos da comunidade em geral, tendo como principais ações educativas trilhas monitoradas e palestras. Tais atividades têm duração de duas a três horas e são realizadas para grupos de no máximo 30 pessoas, subdivididos na ocasião, mediante agendamento prévio.
Localização do Parque EscolaO Parque situa-se no perímetro urbano da cidade de Pelotas, justo na confluência do Arroio Pelotas com o Canal São Gonçalo; limita-se com os loteamentos Recanto de Portugal, Las Acácias e Villa Assumpção. Seu endereço: Rua Um, nº 1, Villa Assumpção, Zona do Laranjal.
Partindo da área central de Pelotas os visitantes devem rumar ao Laranjal e dobrar à sua direita ao chegar ao Las Acácias na altura do Motel del Fuego; depois seguir em frente, dobrando à direita assim que puder. É no fim dessa rua sem saída.
Cuidados durante as visitas
Alguns cuidados são fundamentais para manter o equilíbrio e a harmonia do Parque.
- Se você é responsável por um grupo de estudantes, oriente-os previamente sobre como se comportar na natureza; prepare-os para o que irão apreciar e aprender durante as atividades.
- O respeito entre os visitantes e a cada grupo em si para com a fauna e a flora local é parte do aprendizado, por isso respeite os colegas e a natureza que o envolve.
- Silêncio e atenção são fundamentais, portanto, atente ao que está sendo proposto e guarde seus questionamentos para momentos propícios às perguntas. Escute com atenção as orientações e explicações dos monitores; quando esses abrirem espaço para a discussão aproveite e pergunte tudo que puder. Interaja!
- Olhe! Escute a natureza; cheire-a e sinta-se integrante dela. Afinal, você é parte do ambiente que o envolve.
- No local beba apenas água – temos nascentes das dunas; água da melhor qualidade – não leve lanches ou gulozeimas (balas, chicletes...) que gerem lixo; mas se gerar, leve-os de volta. Não fume; aproveite para deleitar-se na natureza, mas exerça o menor impacto possível. Leve de volta só fotos e bons momentos.
Informações e agendamentos: 53 30280778 / 53 30280776 / 53 30289508
fundacaotupahue@gmail.com -
http://flickr.com/photos/tupahue/ -
http://www.fundahue.blogspot.com/Correspondência: Av. Fernando Osório, 1939 – Três Vendas – CEP 96055-000 - Pelotas/RS